Anais e caderno de resumos

Quarta-feira, 18 de abril  de 2012
Para acessar os anais do evento clik no link a seguir:
ANAIS DO X CONGRESSO DA APCG

Quarta-feira, 17 de novembro de 2010: 

Caros pesquisadores e participantes do X Congresso da APCG,
Está disponível para download o CADERNO DE RESUMOS do X Congresso de Pesquisadores em Crítica Genética.
Para baixar o arquivo em pdf, clique aqui. VocÊ será direcionado para a página de downloads do site 4Shared, siga as instruções para baizar o arquivo.


domingo, 12 de setembro de 2010
Caros pesquisadores,
Tornamos público o resultado da submissão de trabalhos para o Congresso da APCG 2010, notificando que, após análise pelos pareceristas, totalizamos a aprovação de 129 artigos,. Informamos que para confirmação de sua participação a inscrição deverá ser feita no site da PUCRS (http://www.pucrs.br/eventos/apcg/?p=inscr) . Os trabalhos aprovados foram assim distribuídos por Sessão Temática: 
SESSÃO 1: TRADUÇÃO E CRÍTICA GENÉTICA: UMA INTERDISCIPLINARIDADE POSSÍVEL (ESTUDOS DESCRITIVOS E CRÍTICA GENÉTICA)
Adriano Mafra/Munique Helena Schrull - O Canto do Siciliano por D. Pedro II: análise do processo criativo
Ana Maria Barrera Conrad Sacki - Crítica genética do manuscrito do Popol Vuh
Carla Souza/Raquel Borges -  Ópera Wonyosi: uma sátira sócio-política
Cláudia Regina Rodrigues Calado - Processo de criação da tradução pictória de William Blake para a obra Paradise Lost
Esteban Francisco Campanela Miñoz - Tradução e gênese das obras teatrais de Gabriel Calderón
Hanna Betina Götz -  Da criação ao produto acabado: o percurso do Diary of Adam and Eve de Mark Twain
Marieli de Jesus Pereira - O processo criativo da encenação afro-brasileira de “Sonho de uma noite de verão”

Roberto Ferreira da Rocha  -  Straightening out Brick: As metamorfoses de um personagem da página ao palco e à tela
Roseane de Souza -  A gênese do processo tradutório: As mil e uma noites de D. Pedro II
Sandra Correia - Materialidade e virtualidade no processo de criação da tradução da Ópera Wonyosi
Sérgio Romanelli - Dom Pedro II: um tradutor Imperial
Sílvia Anastácio - O processo de recriação de uma peça de teatro para áudio livro: um novo gênero, uma nova linguagem
SESSÃO 2:  EPISTOLOGRAFIA E CRÍTICA GENÉTICA
Alexandre Bebiano de Almeida -  Proust responde a seus primeiros críticos
Angela Teodoro Grillo - Da correspondência à nota de trabalho: colaboração no processo criativo
Carla Cavalcanti e Silva - A composição do Em busca do tempo perdido nas correspondências de  Marcel Proust
Emerson Tin - Fragmentos da gênese de Vida ociosa, de Godofredo Rangel, n´A barca de Gleyre
Lúcia Amaral de Oliveira Ribeiro - A modalidade da perspectiva: artifício e/ou entrega ao exercício da linguagem
Marcos Antonio de Moraes - “Correspondência reunida” de Mário de Andrade: obra em processo
Mirhiane Mendes de Abreu - As dimensões do poético nos manuscritos de duas cartas de Ronald de Carvalho
Patrícia Regina Cavaleiro Pereira - Cartas de José de Alencar: crítica e criação
Silvana Moreli Vicente Dias - Cartas, ensaio e criação literária: os escritos de juventude de Gilberto Freyre e José Lins do Rego
Telma Maciel da Silva - O papel da rasura na correspondência do escritor João Antônio

SESSÃO 3: DA IDEIA À FORMA: OS RASTROS PLURIDIMENSIONAIS DO PROCESSO DE CRIAÇÃO
André Novaes de Rezende  -Alex Steinweiss: Paradigmas da criação de imagens para capas de discos de 78rpm
Antônio Roberto Chiachiri/Edson do Prado Pfutzenreuter - Procedimentos de criação de sugestões na fotografia gastronômica
Carlo Franzato - A forma das idéias. Concept design e design conceitual
Celso Giannetti Loureiro Chaves - Processo criativo e composição musical: propostas para uma crítica genética em música
Clio Elizabeth de Carvalho Meurer - A escrita na criação pictórica: uma breve introdução
Edna Maria Viana Soares - Repetições, ensaios e novidade: vestígios do processo criador de Vasconcelos Maia
Edina Regina Pugas Panichi - A aventura da escrita: da desordem escritural ao texto publicado
Edson do Prado Pfutzenreuter/Carina da Rocha Naufel/Jade Samara Piaia - Entre capas: uma análise dos procedimentos criativos de dois designers brasileiros
Eduardo Silva Dantas de Matos/Rosa Borges dos Santos - Uma peça em muitos atos: os manuscritos de uma dramaturga e a crítica genética na cena da interpretação
Elisabeth Baldwin - A escritura de Hotel Ket Tai: travessias
Helenita Rosa Franco - Poesia e prosa na publicação de Instantes de Mundo de Patricia Bins
Hiáscara Alves Pereira - Memórias de Nazareth Pacheco: do corpo à obra
Maria Helena Martins - A luta com as palavras: processo de criação literária na obra de Cyro Martins
Maria Ivone dos Santos - Endereçamentos: enunciados em trânsito
Joseane Camargo - Entre Amores e Amigos: esboços, notas e versões
Juliana dos Santos Barbosa - As redes da criação na cultura do samba
Kall Anne Sheyla Amorim Braga/Eduardo Calil - Da fala de uma ideia à forma de uma escrita: diálogos em histórias em  quadrinhos
Letícia da Costa Chaplin - O processo criativo na poesia inédita de Caio Fernando Abreu
Mara Lúcia Barbosa da Silva - Zona contaminada e o processo de criação dramatúrgica
Marie-Hélène Paret Passos - Resgate de um acervo virtual: acessando a memória do computador de Caio Fernando Abreu para analisar os rastros de sua criação
Márcia Ivana de Lima e Silva - Para uma poética da criação: Antropofagia e Intertextualidade
Mires Batista Bender - O passo da gradiva na obra do poeta Pedro Escosteguy
Patrícia Kiss Spineli - Processo de materialização da ideia através de arquivos digitais no design gráfico
Ricardo Perufo Mello - Rarefação: paradoxos imagéticos
Vânia Elisabeth Selzlein Sommermeyer - Um antes e um depois: deslocamentos e mudanças de rota na produção artística
María Inés Palleiro  - Genética textual y archivos: oralidad, escritura y medios en una matriz folklórica     
Julia Graciela Romero - Los archivos de Manuel Puig: ciclos de escritura y génesis,  autobiografía y política

SESSÃO 4: ESCRITURA LITERÁRIA: RELAÇÕES ENTRE CRÍTICA GENÉTICA E TEORIA LITERÁRIA CONTEMPORÂNEA

Aline Novais de Almeida - A poesia n´A Gramatiquinha da fala Brasileira de Mario de Andrade
Ana Amélia Barros Coelho - Contínuos rascunhos de si: aspectos da crítica genética de Philippe Lejeune
Cláudia Consuelo Amigo Pino - A escritura da Língua de Roland Barthes
Fernanda Ferreira dos Santos - Flaubert e Pécuchet: autor ou leitor?
Juliana Gonçalves Bratfisch - Roland Barthes e um possível diálogo com a Crítica Genética
Liliane dos Santos Mendonça - O devaneio na escritura de Marcel Proust
Luciana Antonini Schoeps - Interdiscursividade: literatura comparada ou crítica genética?
Mônica Gama - A leitura frustrada: Machado de Assis e Guimarães Rosa escritores de cartas
Rosie Mehoudar - Negação e Inversão em S. Mallarmé
Samara Fernanda Almeida Oliveira de Lócio e Silva Geske - Os temas e imagens do Absurdo: crítica genética e crítica temática no estudo do processo de criação L´Étranger
Samira Murad - A virtualidade da leitura nos manuscritos de Proust: o caso do caderno 15
Verônica Galíndez-Jorge - Do fato a Fatos: da leitura à escritura de Marcel Cohen
Viviane Araújo Alves da Costa - A Cantora careca documentada: reflexões do dramaturgo Eugène Lonesco
Roberto Zular - A voz na escrita: proposição de um virtual
  
SESSÃO 5:  O PROCESSO DE CRIAÇÃO NAS POÉTICAS DO ESPAÇO MATERIAL E VIRTUAL
Alana Morais Abreu e Silva - Anotações, disposições e interações virtuais nos processos de criação
Alexandre Mauro Toledo - A conquista do espaço teatral
Alice Jean Monsell - Desvios no contexto doméstico: entre documento e material, entre privado e Público
Ana Cláudia Santiago Cardoso - Da ideia ao projeto: processo criador do sistema trinário de transporte de Curitiba
Angela Maria Grando Bezerra/ Janayna Araújo Costa Pinheiro - Espaço relacional, o dentro e o fora do objeto
Angela Maria Grando Bezerra/Juliana de Souza Silva Almonfrey - Cildo Meireles: um relativizador do conhecimento do mundo
Ângela Maria Grando Bezerra /Tânia Crivilin- Aproximação entre o espectador e a obra em Almeida Júnior
Cecília Almeida Salles - Desafios da arte contemporânea: proposta de uma crítica de processos Criativos
Eduarda Azevedo Gonçalves - O processo de criação nas poéticas do espaço material e virtual
Eliane Patrícia Grandini Serrano/Guiomar Josefina Biondo/ Nelyse Aparecida Melro Salzedas - A gênese da mulher no processo entre signos
Elida Starosta Tessler - Dubling: caminhando por entre uma dupla língua em caderno pautado
Franciele Filipini dos Santos - O processo de criação na produção de arte e tecnologia e a revisão de critérios       para a atividade da crítica
Galciani Neves - Entrevista como estratégia para reativação da Rede de Criação
Helene Gomes Sacco Carbone - Mobilidades, localizações e dimensões: A reflexão-criação de uma obra in       progress
Helina Ometto Nardin - Arte urbana – produção e contexto
Hélio Custódio Fervenza - Formas de apresentação: espaço, imagem, invisibilidades
Iara Cerqueira Linhares de Albuquerque - Arquivos de artista: um estudo para carne, água e osso
José Cirillo - Espaço e forma nos documentos e arquivos de Hilal Sami hilal
José Cirillo/ Mariana de Araújo Reis Lima/Rejane Afonso Teixeira/Thaiene Gonçalves Ângelo - Uma reflexão sobre o ateliê no processo de criação de artistas capixabas
José Francisco Alves de Almeida/ Silvia Livi/ Rogério Livi - No limite – obras públicas na fronteira do Rio Grande do Sul
Júlio César da Silva - Arte no espaço; novos processos, novos significados
Laís Guaraldo - A diversidade de processos nos cadernos de criação
Leila Danziger - A unidade da página como espaço plástico-reflexivo
Lucila Romano Tragtenberg - Performance e processos de criação da interpretação vocal: metodologia e  sistemas
Luiz Cláudio da Costa - Poéticas do arquivo: dispositivos de coleção na arte contemporânea
Maria Ivone dos Santos - As extensões da memória: desdobramentos de uma prática do espaço e seu   arquivo 
Maria Ignez Mena Barreto - O desenho como subversão da relação do leitor com o objeto manuscrito na Vie de Henry Brulard de Stendhal 
Maria Regina Rodrigues - Os corpos toilette de Vilma Villaverde 
Maria Regina Rodrigues/Bruna Santos Silva - Ruptura na tradição: mudança de performance na produção das paneleiras de     goiabeiras
Melina Almada Sarnaglia - Enfrentamentos na utilização do arquivo do artista contemporâneo
Michael John Chapman - Encontros singulares: narrativa, memória arte e vida
Modesta Di Paola - El arte que traduce: sobre O translation de Antoni Muntadas
Regiane Aparecida Caire da Silva - Espaço da criação de Renina Katz: o atelier coletivo
Rejane Kasting Arruda - A função do manuscrito na criação cênica: testemunho e reflexões de uma  pesquisatriz
Renata Oliveira Teixeira de Freitas - Os processos geradores das ações comunicacionais táteis no design de   superfície
Renata Ribeiro dos Santos/José Cirillo - O papel do processo de criação na escritura da arte contemporânea capixaba
Ricardo Maurício Gonzaga - O corpo como rascunho: usos e abusos do mais plástico dos materiais
Rosa Penha Ferreira da Costa/ José Cirillo - A cidade como diário: A fotografia como documento
Rosemara Staub e Valter Mesquita - A mediação digital no processo artístico em Manaus
Teresinha Barachini - Flávio de Carvalho: precisões urbanas
Sandra Cristina Souza Corrêa -  Materialidade e Virtualidade no Processo de Criação da Tradução da Ópera Wonyosi

SESSÃO 6:  MANUSCRITOS LITERÁRIOS EM BIBLIOTECAS DE ESCRITORES
Lilian Escorel de Carvalho -  “Mario de Andrade e a viagem através dos livros: um ‘iluminado econômico’”
Telê Ancona Lopez - Mario de Andrade viajante viajor
Fernando José da Silva e Alvim - Mario de Andrade e a poesia do romantismo brasileiro: leitura e análise
Flávio Rodrigo Vieira Lopes Penteado Corrêa - “Zoofonia” e a maturação do conceito de folclore em Mário de Andrade
Márcia Edene Mauriz Lima - Uma marca da biblioteca de Renato Castelo Branco: a marginalia de seus livros
Paulo José da Silva Cunha - Um ensaio de Amy Lowell, matriz de A escrava que não é Isaura
Rafael Antonio Batini - Edição genética de 8 contos inéditos de Mário de Andrade
Tatiana Maria Longo dos Santos e Nogueira Figueiredo - Entre fichas e livros: trajetos da criação de Mário de Andrade

SESSÃO 7:  SOBRE O VIR-A-SER DA LINGUAGEM AUDIOVISUAL
 Walmeri Ribeiro - Rupturas e co-criação: o ator como epicentro do processo criativo audiovisual
 Alessandro Constantino Gamo - Sobre a trilha sonora de A margem
 Allex Rodrigo Medrado Araújo - Diálogos entre a vanguarda Dada e o manifesto cinematográfico Dogma 95: mediação do caos
Amanda Mansur Custódio Nogueira - O diário de campo como documento de processo da criação cinematográfica
Ana Patrícia de Queiroz Carneiro Dourado - Só os espíritos fúteis não julgam pelas aparências: o processo de criação da direção de arte no filme Maria Antonieta de Sofia Coppola
Carlos Gerbase - Crítica Genética em roteiros de cinema 
Cesar Augusto Baio Santos - O artista e o dispositivo: rumo a outros audiovisuais possíveis
Edson Pereira da Costa Júnior - Lembrança e audiovisua: Sans Soleil enquanto cartograma da memória
Eduardo Cunha Bonini - As maletas de Peter Greenaway: processos de criação em The Tulse Luper  Suitcases
Fernanda Carolina Armando Duarte - O papel do diretor no videoclipe brasileiro
Fernanda de Oliveira Gomes - A imagem de si e a relação com os dispositivos. De constrangidos a  constrangedores
Flávia Camargo Toni - Traços de cantor
Josette Monzani - O cinema como revisão conceitual da cultura: O desprezo, de Jean-Luc Godard
Laila Rotter Schmidt - Transcrição e processo de criação: Leon Hirszman e eles não usam Black-tie
Lucila Ribeiro Vilela - Loie Fuller: movimento e captura 
Maria do Socorro Silva Carvalho - Uma estética da fome: o cinema novo da tela ao tex
Milton do Prado Franco Neto -  A encenação do corpo em A Bela Intrigante, de Jacques Rivette
Natália Christofoletti Barrenha - O som e as narrativas orais no processo de criação de Lucrecia Martel
Osmar Gonçalves dos Reis Filho - O estatuto da imagem nas performances de vídeo ao vivo
Patrícia Costa Vaz - Desafiando o interdito: a representação da morte no documentário Um corpo
      Subterrâneo



*******************************************************
Estão abertas, a partir de 01 de junho de 2010, as inscrições para submissão de propostas de comunicações orais no X Congresso Internacional da APCG - a realizar-se em Porto Alegre, RS, no período de 22 a 24 de Novembro de 2010.

Veja as sessões temáticas onde se inscrever clicando aqui